• Postado em: 24 de junho de 2020

Prefeitura de Fortaleza lança aplicativo Mais Saúde Fortaleza

Para facilitar o acesso da população a serviços e procedimentos da rede de atenção à saúde, a Prefeitura de Fortaleza lança, nesta segunda-feira (22/06), o Aplicativo Mais Saúde Fortaleza, disponível nas plataformas Android e IOS. O aplicativo permite a verificação, confirmação e notificação das consultas médicas agendadas, além do histórico de consultas, acesso ao cartão SUS Digital, entre outros serviços.

De acordo com Emanuela Feitosa Nóbrega, Coordenadora do Programa Mais Saúde Fortaleza da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), o aplicativo, desenvolvido pela SMS, surgiu da necessidade de uma maior comunicação e aproximação entre a rede de saúde municipal e a população, possibilitando um contato mais direto entre quem oferta e quem utiliza o serviço. A intenção é que a ferramenta se torne uma plataforma para todos os serviços ofertados pela rede. Para acessar as funcionalidades do software, é necessário realizar um cadastro na própria ferramenta, informando nome, CPF e data de nascimento.

Um dos principais atributos do aplicativo é a possibilidade de verificação e confirmação das consultas agendadas e o histórico dos atendimentos, além de lembrar na véspera das consultas através de notificação. Também são disponibilizadas informações em tempo real sobre os atendimentos nas Unidade de Pronto Atendimento (UPAs), informando a quantidade de pacientes aguardando acolhimento e consultas e o número de médicos em atendimento em cada uma das seis unidades do Município, além da possibilidade de traçar a rota para o local integrada com o Google Maps.

Na aba “Minha Saúde”, além do histórico de atendimentos, o usuário tem acesso a um breve boletim de saúde com quaisquer condições especiais. As últimas vacinas aplicadas podem ser verificadas na aba “Vacinas”. Através do aplicativo, o usuário também tem acesso à listagem dos medicamentos disponíveis nas unidades que fazem dispensação.

O software também possui abas dedicadas à pesquisa de satisfação, últimas notícias da saúde do Município, perguntas frequentes, acesso ao cartão SUS Digital e a possibilidade de cadastramento de dependentes, adicionando o acompanhamento de outra pessoa no mesmo aplicativo.

Coronavírus
Em meio À pandemia do coronavírus, o aplicativo também possui duas abas que facilitam o acesso da população aos serviços de saúde no isolamento. Na aba COVID -19, o usuário é encaminhado diretamente à ferramenta Atende em Casa, que direciona o usuário a uma telechamada com um profissional de saúde da rede que poderá passar orientações acerca de sintomas suspeitos.

A ferramenta também permite o acesso ao boletim de saúde atualizado de pacientes internados no Hospital de Campanha do PV e do IJF2. Para acessar os dados, o familiar deve informar o CPF do paciente e confirmar outros dados pessoais. O boletim de saúde é atualizado diariamente pela equipe de saúde.