• Postado em: 18 de junho de 2020

Prefeito Roberto Cláudio anuncia chegada de 24 toneladas de equipamentos e insumos hospitalares


Nesta terça-feira (16/06), o prefeito Roberto Cláudio esclareceu, em transmissão ao vivo pelas redes sociais, detalhes relacionados ao plano de retomada gradual das atividades econômicas e sociais na Capital.

Clique e confira o vídeo na íntegra

A partir da análise de dados assistenciais e epidemiológicos, as fases previstas em decreto seguirão em constante monitoramento. Nessa perspectiva, de acordo com o Gestor, o retorno das atividades escolares acontecerá mediante avaliação dos órgãos competentes.

“O decreto vigente prevê a suspensão das atividades escolares até, pelo menos, o dia 19 de julho. Mas a retomada das aulas presenciais, prevista para a quarta fase do plano, depende da evolução da pandemia ao longo deste período. A reabertura das escolas particulares só acontecerá caso passemos das fases 1, 2 e 3 sem eventuais interrupções causadas por problemas de saúde pública, como o aumento no número de casos, de internações e de óbitos causados pela Covid-19”, esclareceu.

Novos equipamentos e insumos hospitalares

Para fortalecer a Rede Municipal de Saúde, chegarão à Capital, nesta quarta-feira (17/06), 24 toneladas de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), insumos hospitalares e materiais indispensáveis ao manejo de pacientes mais graves acometidos pela Covid-19.

“Estamos montando uma rede paralela. Quando o quadro pandêmico passar, todo esse material servirá para modernizar o parque hospitalar do Município, garantindo mais equipamentos e maior qualidade no atendimento”, argumentou.

Atende Em Casa

Visando à ampliação da capacidade assistencial direcionada à Saúde, a Prefeitura de Fortaleza lançou a plataforma Atende Em Casa. A tecnologia possibilita, via videochamada, o atendimento a pacientes acometidos por sintomas gripais sugestivos de infecção pelo novo coronavírus.

Para a finalidade, profissionais da saúde oferecem, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, informações indispensáveis e orientam a conduta clínica específica para cada caso atendido. Ao acessar o site http://atendeemcasa.sms.fortaleza.ce.gov.br/, o paciente deve realizar o seu cadastro, informando dados pessoais.

O Prefeito detalhou o intuito da proposta e esclareceu a logística de atendimento implantada. “Teremos, em média, 50 profissionais por turno. São médicos e enfermeiros atendendo no mesmo horário dos postos, de sete da manhã às sete da noite. Boa parte desses profissionais é da Atenção Primária, o que vai facilitar a primeira conversa. A diferença desta plataforma é que ela permite a comunicação em tempo real, atendimento em formato de videoconferência, possibilitando maior precisão na hora de avaliar e orientar o paciente”, destacou.

Estudos internacionais

Durante a transmissão, Roberto Cláudio destacou a pesquisa realizada pela Universidade de Oxford, na Inglaterra, que atesta a efetividade da administração responsável de dexametasona em pacientes acometidos pela Covid-19. “Essa pesquisa identificou que o uso acertado do corticoide reduz o risco de óbitos e de intubações causadas pelo novo coronavírus”, informou.

Fortaleza, seguido a orientação de especialistas, implantou, em abril, protocolo associando a administração de corticoides e de antibióticos. “A partir de consensos entre a Escola de Saúde Pública do Ceará e profissionais médicos, a Rede Municipal de Saúde tem utilizado, em larga escala, esse protocolo. Estamos analisando e constatando o efeito benéfico e protetor dessa iniciativa implantada precocemente”, completou.

Novas obras

Por fim, o Prefeito anunciou a entrega de novas obras no âmbito da Saúde. “Estamos na fase final das intervenções do Gonzaguinha da Barra do Ceará. Em julho, abriremos uma nova etapa do equipamento, envolvendo nova emergência e novos leitos de enfermaria”, detalhou.

O Frotinha do Antônio Bezerra, por sua vez, será equipado com novo centro cirúrgico e nova sala de recuperação. “Ambas as obras irão qualificar e modernizar o atendimento hospitalar na Cidade”, finalizou.