• Postado em: 3 de junho de 2020

Prefeitura oferece atendimento psicológico online para profissionais das unidades municipais de saúde


A Prefeitura de Fortaleza lança, nesta sexta-feira (15/05), o projeto Sintonia, serviço de atendimento psicológico online para os profissionais municipais das unidades de saúde. A iniciativa oferece um suporte psicológico aos profissionais municipais que estão na linha de frente do combate ao novo coronavírus. Os interessados devem acessar o site do projeto, responder ao formulário eletrônico, com preenchimento dos dados pessoais, indicativo dos motivos que levaram a buscar atendimento e sugestão de dia para o atendimento.

O projeto Sintonia é articulado pela primeira-dama de Fortaleza, Carol Bezerra, em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS). “Estamos vivendo um desafio global com o novo coronavírus e precisamos estar fortalecidos emocionalmente. O serviço online de apoio e escuta psicológica aos profissionais municipais das unidades de saúde busca oferecer um alívio dos sintomas emocionais ocasionados pela pandemia”, explica a primeira-dama de Fortaleza, Carol Bezerra.

O atendimento tem como objetivo oferecer os primeiros cuidados psicológicos aos profissionais municipais de serviço de saúde; identificar reações de crises emocionais e realizar intervenções para o alívio de sintomas emocionais, facilitando a adaptação e prevenindo o agravamento de doenças mentais. Será possível também orientar, avaliar e realizar encaminhamentos à Rede de Atenção Psicossocial (RAPS). “Gerenciar a saúde mental dos profissionais e o bem-estar psicossocial durante esse período é tão importante quanto gerenciar sua saúde física, principalmente para que eles possam ter melhor capacidade de cumprir seus papéis e desenvolver suas atividades”, destaca a secretária da Saúde, Joana Maciel.

O serviço online estará disponível de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, podendo ser ampliado conforme a demanda. O atendimento será destinado aos profissionais municipais das unidades de saúde que estão na linha de frente no combate à Covid-19, bem como aos que estão em isolamento domiciliar ou em teletrabalho. Em média, serão 50 minutos de atendimento, por meio de links de chamadas por vídeo ou não – dependendo da preferência do profissional atendido.

Capacitação de profissionais

A Prefeitura de Fortaleza desenvolveu um manual para os psicólogos que vão atuar no atendimento online. Ao todo, são 110 psicólogos municipais capacitados para atuar no projeto Sintonia. Eles possuem cadastro profissional no Conselho Federal de Psicologia e passaram por um treinamento em Primeiros Socorros Psicológicos. A capacitação foi realizada pelo Governo do Estado, em parceria com a Universidade de Fortaleza e a Escola de Saúde Pública do Ceará.

O psicólogo contará com uma equipe de supervisores e um psiquiatra de referência caso seja preciso interconsulta ou encaminhamentos. O atendimento psicológico online segue as normas da Resolução do Conselho Federal de Psicologia nº 11/2018.Prefeitura oferece atendimento psicológico online para profissionais das unidades municipais de saúde