• Postado em: 11 de maio de 2020

Prefeitura de Fortaleza inicia terceira fase da campanha de vacinação contra gripe nesta segunda (‪11/05‬)


A Prefeitura de Fortaleza inicia, nesta segunda-feira (‪11/05‬), a terceira fase da campanha nacional contra a gripe (H1N1, H3N2 e Influenza B). A imunização segue até o dia ‪5 de junho‬ em 113 postos de saúde e 97 escolas municipais da capital cearense.

Veja a relação dos postos e escolas

A terceira fase da imunização será dividida em duas etapas. De 11 a ‪17 de maio‬, a vacinação será voltada a crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas e pessoas com deficiência. De ‪18 de maio a 5‬ de junho, o grupo prioritário para receber a vacina é formado por adultos de 55 a 59 anos de idade e professores de escolas públicas e privadas.

A coordenadora de Imunização da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Vanessa Soldatelli, explica que as pessoas de grupos prioritários que ainda não foram vacinadas nas fases anteriores poderão procurar os postos de saúde para receber a imunização. “As pessoas precisam se vacinar porque os vírus estão circulando. A vacina contra a gripe não tem eficácia contra a Covid-19, mas auxilia os profissionais de saúde no diagnóstico para o novo coronavírus”, reforça.

A campanha de vacinação contra a gripe iniciou no dia 23 de março deste ano e já teve como público-alvo, nas fases anteriores, idosos (a partir de 60 anos); profissionais da saúde; profissionais das forças de segurança e salvamento; portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade; funcionários do sistema prisional; população indígena; portuários; caminhoneiros; e motoristas e cobradores de transportes coletivos.

Vacinação em Domicílio

Os idosos com mais de 80 anos ou com idade entre 60 e 79 anos que estejam acamados podem receber a imunização em domicílio. Para esse tipo de atendimento, um familiar deve procurar o Posto de Saúde mais próximo da residência e agendar o serviço.