• Postado em: 30 de abril de 2020

Prefeitura de Fortaleza recebe quatro toneladas de EPIs para enfrentamento da Covid-19


A Prefeitura de Fortaleza recebeu, na manhã desta quarta-feira (29/04), um lote de quatro toneladas de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) adquiridos da China para ajudar no combate da Covid-19.

O material foi recebido no aeroporto internacional de Fortaleza pelo secretário de Governo, Samuel Dias, e será destinado aos profissionais de saúde lotado na rede municipal de saúde de Fortaleza.

A expectativa é que outras oito toneladas de Equipamentos de Proteção Individual adquiridos pela Prefeitura cheguem a Fortaleza até o final da primeira quinzena de maio, totalizando 12 toneladas de EPIs.

“São capotes, máscaras e luvas. Todo um conjunto de EPIs adequados para profissionais de urgência, emergência e, principalmente, para aqueles que atuam em UTIs de pacientes com Covid-19 ou em suspeita. Este é um bom montante para garantir a segurança profissional e , em ultimas instância, um ciclo de segurança contra a infecção hospitalar”, declarou o prefeito Roberto Cláudio.

Com grande escassez no mercado mundial, a compra desse tipo de material vem trazendo transtornos aos mais diversos países do mundo, que sofrem para conseguir a quantidade adequada para manter as ações de assistência em seus territórios.

Para a secretária Municipal da Saúde, Joana Maciel, apesar das dificuldades, a Prefeitura vem conseguindo, por meio de esforços, fazer o seu papel. “Além dessa aquisição de 12 toneladas, temos uma ação muito importante, com a compra de produtos locais, pois algumas empresas daqui estão produzindo os protetores faciais e aventais impermeáveis. Quando juntamos a produção local com essa aquisição internacional, tanto do Município quanto do Governo do Estado, estamos, neste momento, com a situação sob controle”, ressaltou.

Baixe a pasta com mais imagens da ação