• Postado em: 27 de abril de 2020

Prefeitura de Fortaleza assegura aos familiares de pacientes internados com Covid-19 informações e atualização de quadro clínico


Visando à estabilidade emocional dos familiares de pacientes internados na Rede Municipal de Saúde com suspeita ou confirmação da Covid-19, a Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF) amplia seus canais de comunicação para fornecer atualização do quadro clínico dos enfermos que estão em tratamento.

No momento da admissão do paciente em um dos leitos exclusivos para acolher pacientes vítimas da Covid-19, distribuídos no Instituto Doutor José Frota (IJF2), Hospital de Campanha temporário instalado no Estádio Presidente Vargas e em cinco das seis Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) municipais, a família recebe o primeiro contato telefônico, realizado por técnicos da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Também são feitas ligações diárias de atualização do boletim médico por médicos, assistentes sociais e psicólogos.

Ainda visando facilitar a aproximação entre familiares distanciados pela enfermidade foi implantado um ônibus no Hospital de Campanha para recepcionar os familiares que vão pessoalmente ao local para obter informações. Dentro do ônibus está à disposição uma equipe de assistentes sociais para prestar todos os esclarecimentos em relação ao estado de saúde do paciente.

A médica Raquel Pessoa de Carvalho, que integra a equipe clínica no IJF 2, reforça que apoio familiar é muito importante para a recuperação dos pacientes. “Os pais, filhos e irmãos também acabam sendo usuários do hospital, já que precisam da atenção de nossos profissionais, para o esclarecimento de dúvidas, tranquilização e até para a alimentação da esperança da vida”, complementa.