• Postado em: 20 de abril de 2020

Prefeitura lança assistente virtual “Doutor Saúde” para auxiliar população sobre a Covid-19


Para ajudar a população na procura por informações personalizadas sobre o novo coronavírus, a Prefeitura de Fortaleza desenvolveu o assistente virtual “Doutor Saúde”, ferramenta criada por meio da Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação (Citinova) e da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Baseado em inteligência artificial, o assistente virtual pode ser acessado pelo link https://drsaude.fortaleza.ce.gov.br/, disponível no Canal do Coronavírus.

O bate-papo virtual com o Doutor Saúde é iniciado automaticamente, basta escolher as opções para avançar na conversa e obter mais informações sobre como proceder diante de sintomas gripais e quais unidades de saúde mais próximas. A ferramenta foi desenvolvida como mais uma estratégia especializada no suporte aos cidadãos para informações sobre a Covid-19.

Desenvolvido em parceria com os profissionais do Núcleo de Aplicação em Tecnologia da Informação (NATI), da Universidade de Fortaleza (Unifor) e o Programa Cientista Chefe da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (Funcap), o “Doutor Saúde” é capaz de responder dúvidas, dar recomendações, assim como fazer triagem com base no recolhimento de dados, tendo por base a Organização Mundial da Saúde (OMS).

De acordo com o gerente de Atenção Primária à Saúde da SMS, Erlemus Soares, “o assistente virtual faz perguntas simples, onde o paciente aponta seus sintomas, sua idade e se possui doenças preexistentes, podendo ser informado sobre o local de atendimento mais próximo de sua residência”, explicou.

Para o presidente da Citinova, Cláudio Ricardo, “o projeto é mais um esforço para auxiliar os cidadãos nesse momento tão difícil. A ferramenta está disponível na plataforma web e mobile, garantindo à população uma informação rápida e eficaz sobre a Covid-19”, reforçou.