• Postado em: 17 de abril de 2020

Prefeitura de Fortaleza oferece Programa de Capacitação para profissionais municipais de saúde


A Prefeitura de Fortaleza elaborou um Programa de Capacitação com foco no combate à Covid-19 para profissionais de Saúde da Rede Municipal que atuarão no hospital de campanha do Estádio Presidente Vargas. O programa ocorre durante toda essa semana, no Centro Universitário Mauricio de Nassau, realizado por meio da Coordenadoria de Educação em Saúde, Ensino, Pesquisa e Programas Especiais (COEPP) da Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

A capacitação aborda temas como biossegurança e medidas de controle, suporte básico ao paciente e cuidados intensivos. Serão mais de 400 profissionais capacitados, entre médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, assistentes sociais, farmacêuticos e técnicos em enfermagem. O objetivo é desenvolver nos participantes, conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias aos cuidados em COVID-19.

O hospital temporário no Estádio Presidente Vargas terá capacidade para 204 leitos, podendo ser ampliado dependendo da demanda. Com entrega marcada para o próximo dia 20 de abril, a estrutura está sendo montada em uma área de 3.500m², com base em concreto, estrutura metálica e lonas com divisórias para acomodar os pacientes em isolamento.

O Programa de Capacitação conta com o apoio e a parceria de diversos órgãos e instituições que se engajam nessa luta contra o novo coronavírus, como o Núcleo de Educação Permanente do SAMU 192 Regional Fortaleza (NEP SAMUFor); a Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE), da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa); as Escolas Estaduais do Ensino Profissionalizante, da Secretaria da Educação do Ceará (Seduc), dentre outros.

Secretária Joana Maciel fala sobre Programa de Capacitação para profissionais municipais da Saúde. Clique aqui e confira.