• Postado em: 15 de abril de 2020

Prefeitura de Fortaleza conclui a entrega dos 140 leitos para pacientes da Covid-19 nas UPAs municipais


A Prefeitura de Fortaleza finaliza, nesta quarta-feira (15/04), a entrega dos 140 novos leitos de observação nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) de Fortaleza.

A UPA Dr. Haroldo Juaçaba, no bairro do Itaperi (Regional IV), contará com 40 novos leitos a partir de amanhã, somando-se aos 40 novos leitos que foram entregues na UPA Dr. Fábio Landim, no bairro Jangurussu (Regional VI), outros 20 leitos na UPA Juraci Magalhães, no bairro Bom Jardim (Regional V), 20 leitos na UPA do bairro Vila Velha e 20 na UPA do Edson Queiroz.

Os novos leitos irão atender especificamente pacientes com quadro gripal de baixa e média complexidade, com sintomas e quadros virais sugestivos da Covid-19. São pessoas que chegam de forma espontânea ou encaminhadas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

Com a medida, a ideia é diminuir o risco de contaminação hospitalar no ambiente das UPAs, já que os leitos de observação ficam em área separada, portanto, distante do atendimento a pacientes com outros sintomas. Além disso, a nova estrutura aumenta a capacidade instalada das Unidades, melhorando o fluxo de atendimento durante a pandemia do coronavírus.

A Prefeitura de Fortaleza já tinha entregue 20 leitos de observação na UPA Dr. Fernando Guanabara, localizada no bairro Vila Velha (Regional I), e outros 20 na UPA Yolanda Pontes Vidal Queiroz, no bairro Edson Queiroz.

“Além dos leitos e dos profissionais a mais, a boa notícia é que, nesta semana, com os kits de exame rápido que chegaram, a gente vai conseguir testar os pacientes suspeitos de Covid-19 dentro das UPAs. Caso o paciente tenha um quadro gripal e tenha a confirmação da Covid-19, certamente ele vai entrar num protocolo de assistência clínica distinto. E poderá até, eventualmente, dependendo dos sintomas, ser transferido para uma outra unidade hospitalar”, ressalta o prefeito Roberto Cláudio.

Leitos para tratamento da Covid-19

Até o final do mês de maio, Fortaleza deverá dispor de 175 leitos exclusivos para o atendimento de pacientes com o novo coronavírus no IJF 2, que já possui 30 leitos disponíveis, entre Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e enfermaria.

No hospital de campanha do Estádio Presidente Vargas, a capacidade de atendimento será, inicialmente, de 204 leitos para pacientes da Covid-19, podendo ser ampliada para até 306 leitos, dependendo da demanda.

Com entrega marcada para o próximo dia 20 de abril, a estrutura está sendo montada em uma área de 3.500m², com base em concreto, estrutura metálica e lonas com divisórias para acomodar os pacientes em isolamento.