• Postado em: 12 de março de 2020

Prefeitura de Fortaleza inaugura 14º Núcleo de Desenvolvimento Infantil da Cidade


A Prefeitura de Fortaleza inaugurou o 14º Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI), localizado no bairro Quintino Cunha. O novo serviço beneficiará crianças atendidas no Posto de Saúde Dr. Licínio Nunes de Miranda, que poderão detectar precocemente atrasos cognitivos e receberem atendimento adequado. O equipamento homenageia a servidora pública do estado Aleuda Maria Damasceno Cavalcante e foi entregue nesta quinta-feira (12/03).

“O Núcleo de Desenvolvimento Infantil é um local formado por uma equipe multidisciplinar, que identifica crianças com atraso no desenvolvimento e que trabalha eles quando são mais leves. Com ele, fornecermos às nossas crianças um espaço perto de suas residências, estimulando de forma mais acessível o pleno desenvolvimento delas, seja cognitivo ou motor”, declarou a secretária-adjunta da Saúde, Ana Estela Fernandes.

O espaço avalia o crescimento e desenvolvimento das crianças, detectando, de forma precoce, possíveis déficits no desenvolvimento neuropsicomotor. Dessa forma, a equipe, formada por três fisioterapeutas, um psicólogo, um nutricionista, um educador físico e um assistente social, produz um plano de trabalho com o objetivo de prevenir atrasos e potencializar as atividades cognitivas, funcionais, posturais, e de integração das crianças em grupos: familiar, social e escolar.

De acordo com o coordenador do posto que conta com o novo serviço, Carlos Diego Silva Amaro, o objetivo é promover melhoria na vida dessas crianças e famílias. “Muitas crianças são de famílias pobres e chegam sem nenhum acompanhamento, seja afetivo ou efetivo. Aqui, contamos com diversos profissionais para auxiliar nesse desenvolvimento. A nossa preocupação é trabalhar a criança e a família, para que além daqui, em casa, através do trabalho de fortalecimento emotivo realizado, elas possam receber atenção lá também”.

O projeto compõe as estratégias de fortalecimento das políticas públicas direcionadas para a Primeira Infância, possibilitando que as crianças e seus familiares recebam acompanhamento e assistência por meio da Estratégia de Saúde da Família (ESF) e das equipes multidisciplinares formadas por profissionais do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF).

Atualmente, estão em funcionamento NDIs nos seguintes postos: Carlos Ribeiro (Jacarecanga), Lineu Jucá (Barra do Ceará), Irmã Hercília (São João do Tauape), Flávio Marcílio (Mucuripe), Sandra Nogueira (Vicente Pinzón), Anastácio Magalhães (Rodolfo Teófilo), Roberto Bruno (Fátima), Gothardo Peixoto (Damas), Dom Aloísio Lorscheider (Itaperi), Regina Severino (Canidezinho), Maria de Lourdes Jereissati (Tancredo Neves), Luis Franklin (Messejana) e Dr. Antônio Ciríaco de Holanda (Parangaba).

Homenageada

Aleuda Maria Damasceno Cavalcante foi servidora pública do Estado, tendo, em 1980 ingressado na Escola São José, na comunidade do Pirambu, depois lecionou no Serviço Social da Indústria (Sesi) e na Escola Estadual Maria Menezes de Serpa, no bairro Vila Velha. Sempre próxima dos moradores, levava o conhecimento de conteúdos educacionais e preparava as crianças e adolescentes para a vida. Aleuda faleceu em 20 de junho de 2018, deixando seu legado educacional junto às comunidades em que trabalhou e também seu exemplo de vida aos seus cinco filhos e oito netos.