• Postado em: 5 de março de 2020

SMS participa do lançamento do Programa PEP++

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) participou da mesa de lançamento estadual do Programa PEP++: interrupção da transmissão da hanseníase. O evento ocorreu na tarde desta quarta-feira (04/03) e contou com a participação de representantes da saúde municipal, estadual e federal que discutiram e apresentaram propostas sobre o fim da transmissão da hanseníase.

O Coordenador de Redes de Atenção Primária e Psicossocial, Rui de Gouveia, participou da mesa de abertura como representante da SMS e comentou sobre a importância do combate da doença: “se você imaginar que é uma doença que existe há mais de três mil anos e ainda estamos lutando para acabar, entendemos porque o departamento é de doenças negligenciadas. Fortaleza não vai medir esforços para ajudar a acabar com a hanseníase”.

Programa PEP++

É um programa de pesquisa multicêntrico que envolve diversos parceiros para interromper a transmissão da hanseníase em duas áreas endêmicas do Brasil, da Índia e da Indonésia. Juntos, esses três países concentram 80% dos novos casos diagnosticados no mundo. No Brasil, o estudo é implementado pela organização social NHR Brasil, atuando nos municípios de Fortaleza e Sobral.