• Postado em: 5 de março de 2020

SMS é premiada no VII Projeto Inovador do 4º Seminário Internacional de Políticas Públicas

A Secretaria Municipal de Saúde levou dois prêmios na sétima edição do Projeto Inovador, realizado dentro da programação do 4º Seminário Internacional de Políticas Públicas que teve início nesta quarta-feira (04/03). A ação visa estimular e premiar projetos implantados por órgãos da Administração Direta e Indireta da Prefeitura de Fortaleza, valorizando as boas iniciativas e tornando-as conhecidas no âmbito da gestão municipal.

Na categoria “Finalístico: Pequenas Iniciativas”, a Farmácia Clínica nas Centrais de Distribuição de Medicamentos nos Terminais foi a grande vencedora. Representado pelo Coordenador de Assistência Farmacêutica, Magno Sampaio, o projeto, criado em 2019, conseguiu monitorar os fatores de risco e proteção para a doença crônica do Diabetes Mellitus por acompanhamento remoto em Farmácia Clínica. “Na teoria, a equipe deveria tomar conta desse paciente de alto risco. Mas na grande demanda da unidade, nós temos esse projeto como um aliado, lançando luz e avisando que determinados pacientes precisam de um cuidado maior”, explica o coordenador. Além dele, Andréia Maluf e Eugênia Maria também compuseram a equipe vencedora.

O instrumento de monitoramento e avaliação intersetorial de acompanhamento da saúde do programa Bolsa Família também foi premiado com o segundo lugar da categoria “Gestão: Pequenas Iniciativas”. A iniciativa facilita o trabalho da equipe de saúde que acompanha o benefício do Bolsa Família. Ana Lima, representante do instrumento, comemorou a aclamação da iniciativa através do prêmio: “o reconhecimento motiva e nos faz avançar nas estratégias, além de divulgar nosso trabalho e mostrar que ele não acontece apenas no papel, acontece todos os dias”, afirma.

Além destes, a iniciativa “SAMU Júnior Fortaleza”, que ensina prática de primeiros socorros a crianças e adolescentes, também concorreu ao prêmio, ficando entre os cinco primeiros colocados na categoria “Gestão: Pequenas Iniciativas”.