• Postado em: 6 de fevereiro de 2020

Prefeitura de Fortaleza capacita profissionais da área alimentícia em boas práticas para manuseio de sushis e similares

A Prefeitura de Fortaleza capacita profissionais e empresários da área alimentícia quanto os requisitos higiênico-sanitários específicos para o preparo, manipulação, comercialização e distribuição de sushis e similares, conforme a Portaria Nº 35/2020. A capacitação é desenvolvida pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio da Célula de Vigilância Sanitária (CEVISA), da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (COVIS) nesta segunda-feira (10/02), das 8h30 às 12h, para cerca de 100 participantes.

Para a gerente da CEVISA, Eline Saraiva, a medida tem o objetivo de garantir a qualidade dos alimentos comercializados nos diversos espaços da cidade, como bares, restaurantes, padarias, lanchonetes, dentre outros. “As capacitações visam, além de compartilhar o conhecimento, garantir para a população o consumo de alimentos de forma mais segura e com maior qualidade”, destaca.

A formação é gratuita e vem ocorrendo mediante inscrições, por meio de formulário eletrônico, previamente divulgados para o público-alvo, proporcionando a ampliação do conhecimento quanto às normas vigentes, o preparo correto e seguro do alimento, como também em relação à saúde do trabalhador. “Esperamos diminuir os riscos sanitários relacionados ao consumo de alimentos crus, que não sofrem processo de cocção prévia a ingestão”, reforça Eline quanto à importância do encontro.

A CEVISA, já capacitou cerca de 100 profissionais nos dias 20 e 24 de janeiro, e 3 de fevereiro do corrente ano. A célula realiza constantemente formações com ambulantes, profissionais da área da saúde e terceiro setor relacionado à alimentação segura.

Data: 10 de fevereiro (segunda-feira)

Horário: 8h30 às 12h

Local: Auditório da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Rua dos Encontros, 1800b – Cajazeiras)