• Postado em: 3 de fevereiro de 2020

Agentes de Combate às Endemias de Fortaleza recebem capacitação sobre combate às arboviroses

A partir desta terça-feira (04/01), 1.148 Agentes de Combate às Endemias (ACEs) de Fortaleza serão capacitados em Vigilância em Saúde para o Controle das Arboviroses, doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. A iniciativa é da Prefeitura de Fortaleza, por meio da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (COVIS), da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). O intuito é proporcionar o aprimoramento e conhecimento para a execução do trabalho realizado em campo, devido à intensificação das atividades nesta época do ano.

A formação será realizada em 14 turmas, divididas em aulas práticas e teóricas. A carga horária é de 20 horas, sendo 8 horas teóricas no auditório da COVIS e 12 horas em atividades em campo. A ação faz parte do encaminhamento da 45º reunião do Comitê Intersetorial de Enfrentamento às Arboviroses, a primeira de 2020.

Para o coordenador de vigilância em saúde de Fortaleza, Nélio Moraes o curso se propõe em fortalecer os conhecimentos dos manejos diários e formas de prevenção no trabalho, garantindo a eficiência no controle de vetores que transmitem as arboviroses.  “Estamos na linha de ponta, colocando em prática a prevenção e combate ao mosquito”, ressalta.

Capacitação dos ACEs

Data: 04,05,06,11,12,13 e 18 de fevereiro

Local: Auditório da COVIS (Rua dos Encontros, 1800 – Cajazeiras)