• Postado em: 18 de dezembro de 2019

Primeira-dama Carol Bezerra coordena reunião do Comitê Gestor do Programa Cresça com Seu Filho/Criança Feliz


A primeira-dama de Fortaleza, Carol Bezerra, coordenou, na tarde desta terça-feira (17/12), reunião do Comitê Gestor do Programa Cresça com Seu Filho/Criança Feliz. Além de gestores de diversas secretarias municipais, estiveram presentes consultores independentes contratados como avaliadores pela Fundação Maria Cecília Souto Vidigal. Os profissionais cumprem agenda de três dias na Capital para analisar a evolução do Programa e contribuir com o avanço das atividades intersetoriais aplicadas em prol do desenvolvimento da primeira infância.

A agenda dos consultores em Fortaleza, iniciada nesta segunda-feira (16/12), segue até quarta-feira (18/12) e consiste, prioritariamente, no acompanhamento das visitas domiciliares realizadas por agentes comunitários de saúde (ACS). Programação de supervisão, além do acompanhamento da capacitação de profissionais, estão entre os compromissos estabelecidos. A ação, oriunda do Programa Avançado de Implementação de Políticas Públicas (PAIPP), é uma iniciativa da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, da Fundação Lemann e Teachers College da Columbia University, em parceria com o CEIPE FGV e apoio do Itaú Social, que objetiva apoiar lideranças na elaboração e implementação de políticas públicas para a primeira infância no Brasil.

De acordo com a secretária adjunta da Saúde, Ana Estela Fernandes, a iniciativa endossa o processo de universalização do Programa Cresça com Seu Filho/Criança Feliz. “O Cresça foi implantado em 2013, inicialmente, em três Regionais. Nós realizamos um planejamento apoiado pela Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, pela Fundação Lemann, pela Teachers College da Columbia University, e desenvolvemos um projeto de ampliação, iniciado com a revisão, a reformulação e a ampliação do Guia de Visitas Domiciliares, cujas atividades saltaram de 80 para 148. Além disso, inserimos atividades para gestantes. Finalizada esta etapa, iniciamos o processo de capacitação dos profissionais”, explicou.

Ainda segundo Ana Estela, cerca de 3 mil profissionais da Atenção Primária estão sendo capacitados. “Profissionais da assistência da Secretaria dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social também estão inclusos. São mais de 2.100 agentes comunitários de saúde, todas as enfermeiras das 466 equipes da Estratégia da Saúde da Família, além de supervisores intersetoriais e visitadores, que foram contratados pela SDHDS para fazer visitas em territórios em que não há cobertura dos ACS”, explicou.

Ilka Camaroti, consultora independente contratada como avaliadora externa pela Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, registrou suas impressões sobre as atividades desenvolvidas em Fortaleza. “Nosso trabalho de campo tem sido bastante rico, estamos cumprindo uma agenda de trabalho bem elaborada, participando de encontros interessantes. Estamos conhecendo detalhes sobre a implantação do Programa Cresça com Seu Filho/Criança Feliz, especificamente, o eixo relacionado à elaboração do novo manual e à capacitação dos profissionais. A avaliação é um processo que demanda cruzamento de dados e de informações obtidas, mas, de imediato, tudo parece ser bastante favorável. Ouvi de duas agentes comunitárias de saúde que esta capacitação está proporcionando maior interação entre os profissionais da Saúde”, registrou.

“Os relatos dos avaliadores externos são muito ricos. Eu já tinha percebido o brilho nos olhos dos agentes comunitários de saúde. A empolgação com a primeira infância é muito crescente. Mas é muito importante termos uma perspectiva de avaliador externo, de como esse agente está. Os consultores estão fazendo visitas, trazendo uma avaliação qualitativa para que nós possamos adotar medidas para melhorar o que precisa ser melhorado e fortalecer o que está dando certo”, finalizou a primeira-dama Carol Bezerra.

Saiba mais sobre o PAIPP

O PAIPP conta com participação de cidades como Belo Horizonte, Boa Vista, Manaus, Ponta Grossa, Recife e Taubaté. As cidades que participam do programa partilham projetos de relevância para a primeira infância com ênfase nas áreas da saúde e educação, bem como programas integrados com diversas secretarias.

Foi a partir da iniciativa que se iniciou o processo de ampliação e universalização do Cresça com Seu Filho/Criança Feliz.