• Postado em: 17 de dezembro de 2019

Prefeitura de Fortaleza entrega 13ª Sala de Apoio à Mulher que Amamenta


A Prefeitura de Fortaleza entrega, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), nesta quarta-feira (18/10), às 9h, a 13ª Sala de Apoio à Mulher que Amamenta/Posto de Coleta de Leite Humano, no bairro Cristo Redentor. O posto Virgílio Távora será a primeira unidade da Regional I a ser contemplado com o serviço, cuja ampliação está entre as metas do Programa Missão Infância Fortaleza. A solenidade contará com a presença da primeira-dama Carol Bezerra, da titular da SMS, Joana Maciel, do secretário da Regional I, Rennys Frota, e outras autoridades.

Com a entrega, a Rede Municipal passa a contar com 13 equipamentos, sendo cinco em maternidades e oito em postos de saúde. Cada sala arrecada cerca de 4 a 5 litros de leite XXXX e abastece o estoque de quatro hospitais da Rede Pública: Hospital Geral César Cals, Hospital Infantil Albert Sabin, Hospital Geral de Fortaleza e Hospital Maternidade Escola Assis Chateaubriand. O leite colhido é encaminhado para o banco de leite, que passa por uma análise de qualidade, para, em seguida, passar pelo processo de pasteurização e, por fim, é encaminhado para a UTI neonatal. O resultado é que as crianças que não podem se alimentar por algum motivo serão amamentadas.

De acordo com a coordenadora da Saúde da Criança, Riteméia Mesquita, o leite materno oferece anticorpos para proteger o recém-nascido de infecções, reduz a mortalidade infantil e ajuda no desenvolvimento cognitivo. Além disso, o serviço busca ampliar o compartilhamento de informações sobre os benefícios do aleitamento materno e orientar as mães sobre técnicas de amamentação. “Ensinamos como pegar no bebê, como estimular o leite e damos todo treinamento para que cada mamãe não abra mão do aleitamento exclusivo até os seis meses de vida, pois a melhor vitamina e nutrição para o crescimento saudável desses bebês é o leite materno”, reforça.

Onde encontrar uma Sala de Apoio à Mulher que Amamenta:
– Virgílio Távora (Regional I)
– Aída Santos (Regional II)
– Rigoberto Romero (Regional II)
– Roberto Bruno (Regional IV)
– Dom Aloísio Lorscheider (Regional IV)
– Jurandir Pincanço (Regional V)
– Ronaldo Albuquerque (Regional V)
– Luis Franklin (Regional VI)
– Hospital e Maternidade Zilda Arns
– Hospital Nossa Senhora da Conceição;
– Gonzaguinhas da Barra do Ceará, Messejana e José Walter

Posto de Saúde Virgílio Távora

O posto Virgílio Távora foi reformado e entregue em junho deste ano, atende cerca de 27 mil residentes das comunidades do Cristo Redentor, Álvaro Weyne, Pirambu e Barra do Ceará. Conta com seis equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF) com capacidade de realizar, por dia, aproximadamente 360 atendimentos. Os usuários podem ter acesso a consultas médicas, atendimento odontológico, exames laboratoriais, vacinação, testes rápidos (HIV/sífilis/hepatites/gravidez), aferição de pressão arterial, medição de glicemia, pequenos curativos e procedimentos, entre outros serviços.

Serviço:
Entrega da Sala de Apoio à Mulher que Amamenta / Posto de Coleta de Leite Humano – Posto Virgílio Távora
Data: 18/12 (quarta-feira)
Horário: 9h
Local: Av. Monsenhor Hélio Campos s/n – Cristo Redentor