• Postado em: 13 de dezembro de 2019

Prefeitura de Fortaleza inicia construção do 2º Centro de Parto Normal da Capital


A Prefeitura de Fortaleza assina a ordem de serviço para a construção do Centro de Parto Normal (CPN) do Hospital Distrital Gonzaga Mota Barra do Ceará, conhecido como Gonzaguinha da Barra do Ceará, nesta segunda-feira (16/12), às 9h. O novo equipamento vai proporcionar o atendimento mais humanizado e de qualidade para gestantes, no que refere-se ao parto normal. Participam da assinatura o prefeito Roberto Cláudio; a secretária da Saúde, Joana Maciel, e o secretário da Regional I, Rennys Frota.

O Centro terá uma área de 488,03m² e irá atuar de maneira complementar às maternidades existentes, promovendo a ampliação do acesso, do vínculo e do atendimento ao parto e puerpério. Após a conclusão das obras, o equipamento terá a ampliação de 30 novos leitos de alojamento conjunto, 3 leitos PPP (pré-parto, parto e pós parto), 2 leitos de observação e vai permitir aumentar em 59% da capacidade instalada do hospital, saltando de uma média mensal de 230 para 365 partos.

O equipamento atua na linha do cuidado materno infantil de Fortaleza, sendo unidade de referência para 16 postos de saúde das Regionais I e III, contemplando, assim, as gestantes que realizam o pré-natal nesses equipamentos.

Saiba Mais

A Rede Materno Infantil da Capital é composta pelos hospitais distritais Gonzaga Mota da Barra do Ceará, do José Walter e de Messejana, além do Hospital Dra Zilda Arns Neumann (Hospital da Mulher) e Hospital Nossa Senhora da Conceição, que já possui o Centro de Parto Normal.

O parto normal, quando possível, acarreta uma série de benefícios que vão desde a respiração ao sistema imunológico do bebê, garantindo um início de vida mais saudável e seguro. Dessa forma, o recém-nascido está completamente formado e maduro, reduzindo as chances de complicações e internações, além de diminuir a incidência de alergias e garantir uma boa recuperação para mulher.

Serviço

Ordem de serviço para construção do Centro de Parto Normal 

Data: 16/12 (segunda-feira)

Horário: 9h

Local: Hospital Distrital Gonzaga Mota – Barra do Ceará (Av. Dom Aloisio Lorcheider 1130 – Barra do Ceará).