• Postado em: 13 de dezembro de 2019

Secretaria da Saúde celebra conclusão de MBA em gestão na atenção primária


A Secretaria Municipal da Saúde encerrou, nesta quinta-feira (12/12), o Curso de Especialização em Processos de Gestão na Atenção à Saúde. Ao todo, 93 novos especialistas foram diplomados em cerimônia que ocorreu na Escola de Saúde Pública do Ceará, instituição responsável pela pós-graduação, e onde se reuniram acadêmicos, professores, tutores, orientadores e profissionais da saúde.

O curso formou especialistas para atuar nos processos de gestão e de atenção à saúde no território e surgiu da necessidade de ampliar os conhecimentos de profissionais da Secretaria Municipal da Saúde quanto aos processos de trabalhos na atenção primária.

Formatado a partir das necessidades da rede de saúde do município, o curso capacitou gestores na sistemática do Sistema Único de Saúde (SUS), permitindo o desenvolvimento de projetos de intervenção produzidos pelos profissionais durante a especialização e aplicados já nos seus respectivos campos de prática nas Unidades de Atenção Primária à Saúde – UAPS, e nas Regionais de Saúde de Fortaleza.

Iniciada em março de 2018, a especialização contou com uma carga horária total de 512 horas, sendo 328 (trezentos e vinte e oito) horas de atividades presenciais; 84 (oitenta e quatro) horas à distância (equivalente à 20% da carga horária) e 100 (cem) horas para elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

III Mostra de Saúde

 Além da cerimônia de encerramento do MBA em gestão na saúde, a Escola de Saúde Pública recebeu também a III Mostra SMS – fazer ainda mais e melhor, em que foram apresentados trabalhos inovadores realizados nos postos de saúde em áreas como combate a hanseníases, diabetes e várias doenças crônicas bem como implantação de protocolos de acesso mais seguro para profissionais e usuários dos postos, seguindo orientações do Comitê Internacional da Cruz Vermelha.