• Postado em: 12 de dezembro de 2019

Vigilância Sanitária promove capacitação sobre manipulação e alimentação segura para comerciantes


Nesta quinta-feira (12/12), a Coordenadoria de Vigilância em Saúde, por meio da Célula de Vigilância Sanitária (CEVISA) realizou das 8h30 às 12h30, a capacitação com cerca de 140 ambulantes cadastrados pela Secretaria Regional II, que prestarão serviço de alimentação durante o Réveillon de Fortaleza, no Aterro da Praia de Iracema. O objetivo foi atualizar os comerciantes quanto às normas sanitárias vigentes relacionadas à manipulação de alimentos, como também em relação à saúde do trabalhador.

No conteúdo programático, os participantes puderam trocar experiências e aprender sobre: “Definição de Vigilância Sanitária/ Regulação sanitária”; “Boas práticas para serviços de alimentação”; “Resolução RDC nº 216, de 15 de setembro de 2004’; “Noções sobre contaminantes alimentares”; “Doenças transmitidas por alimentos”; “Manipulação higiênica dos alimentos”; “Armazenamento e transporte dos alimentos preparados”; “Noções sobre rotulagem de alimentos” e “Saúde do Trabalhador”.

De acordo com a gerente da CEVISA, Eline Saraiva os benefícios de uma alimentação segura é tão importante para o trabalhador, quanto para a população. “Seguimos as diretrizes do Ministério da Saúde e essa capacitação é essencial para que os produtos alimentícios sejam preparados de maneira segura, evitando assim contaminação e intoxicação alimentar”. A gerente Eline reforça ainda que o intuito maior é de prestar um bom serviço de alimentação aos fortalezenses e turistas, oferecendo ao cliente qualidade e segurança alimentar.