• Postado em: 2 de dezembro de 2019

Prefeitura de Fortaleza realiza exames de retinografia colorida para pacientes diabéticos sob agendamento

Os postos de saúde Matos Dourado e Anastácio Magalhães, nas Regionais VI e III, respectivamente, realizam exames de retinografia colorida destinados a pacientes com diabetes de alto ou muito alto risco. A iniciativa da Prefeitura da Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), beneficiará cerca de 570 usuários que já estão com a solicitação de exame agendada. A proposta é que tenham um diagnóstico em relação a doenças da retina.

O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira (02 a 05/12), das 8h às 17h, no posto Matos Dourados. E nos dias 06, 09 e 10/12, no posto Anastácio Magalhães. A ação conta com a parceria da Residência da Escola Cearense de Oftalmologia, da Residência do Hospital Universitário Walter Cantídio, da Residência da Oftalmoclínica, da Residência do Instituto Cearense de Oftalmologia e da Sociedade Cearense de Oftalmologia.

Após a realização dos exames, os laudos serão inseridos nos prontuários dos usuários, e logo serão encaminhados para os procedimentos oftalmológicos necessários, por meio dos convênios contratualizados pelo Município para atender esse público-alvo.

A retinografia colorida é uma documentação do fundo do olho, que avalia a retina, o nervo óptico e os vasos retinianos, por meio de fotografias de alta definição. Permite o acompanhamento seriado da evolução das alterações, auxiliando no diagnostico, e o acompanhamento das doenças da retina por meio da análise direta das imagens ou complementando outros exames.

Exames de retinografia colorida
– Posto Matos Dourado
Data: 02 a 05/12 (segunda a quinta-feira)
Endereço: Av. Floriano Benevides, 391 – Edson Queiroz