• Postado em: 20 de novembro de 2019

Secretária adjunta Ana Estela acompanha visita da comissão internacional do UNICEF no posto de saúde Irmã Hercília

A secretária adjunta da SMS, Ana Estela, recebeu no posto de saúde Irmã Hercília, na tarde desta terça-feira (19/11), as pesquisadoras Sudeshna Chatterjee e Diana Sarah, do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). O encontro teve o objetivo de conhecer os resultados das políticas públicas inovadoras desenvolvidas pela Prefeitura Municipal em prol de crianças e adolescentes. A pesquisa será realizada no Brasil, Espanha, Mongólia e em um quarto país em zona de emergência ainda não definido.

De acordo com Sudeshna Chatterjee, a Capital foi escolhida pelas estratégias inovadoras criadas para diminuir as desigualdades em áreas da cidade em que os indicadores adotados pela metodologia da Plataforma de Centros Urbanos (PCU), do Unicef, são mais críticos. “Estamos aqui para conhecer o impacto dessas ações e entender o que pode ser replicado em outras cidades e países para a construção de comunidades cada vez mais inclusivas e seguras”, destaca a pesquisadora.

Desde 2013, Fortaleza é uma das 10 cidades que integram a PCU, cuja agenda prioriza quatro frentes de trabalho: o enfrentamento da evasão escolar; a promoção dos direitos da Primeira Infância; a promoção dos direitos sexuais e reprodutivos, e a redução de homicídios de adolescentes.

“Nós temos um foco muito grande na primeira infância. A UAPI (Unidade Amiga da Primeira Infância)  foi uma dessas iniciativas, o NDI (Núcleo de Desenvolvimento Infantil) outra, é também muito importante mencionar os postos de coleta de leite humano e salas de apoio a mulher que amamenta. “ destacou Ana Estela.

O Programa incentiva o desenvolvimento adequado na Primeira Infância através de dez metas, que certificam os postos participantes com bom desempenho no cuidado à criança em seus primeiros mil dias de vida. O programa conta com apoio de assistência técnica da Unicef e se desenvolve em parceria com a Sociedade Cearense de Pediatria e a Associação Brasileira de Enfermagem no Ceará.

A PCU, articulada pela Cerif, conta com a parceria do Unicef no Ceará e envolve as secretarias municipais da Saúde (SMS), Educação (SME), Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS), Coordenadoria Especial de Políticas Públicas de Juventude, Fundação da Criança e da Família Cidadã (Funci), Gabinete da Primeira-Dama, além do Ministério Público do Ceará.